segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

www.atendimendotopolino.com.br

ola:Este simpático roedor trata-se de um pequeno camundongo da espécie Mus muscuculus. Conhecido nos EUA e na Europa como mini mouse, este bichinho está virando moda e se tornando um dos pets mais procurados. No Brasil, ele também sem sendo muito requisitado como animal de estimação também.
Agitado, este pequenino mede em torno de 8 a 13 cm (incluindo o rabo) e pesa em torno de 21 gramas. Por causa do seu tamanho e rapidez, não é muito indicado para crianças pequenas, pois ele consegue passar pelos dedos com facilidade, podendo espaçar ou cair.
Foi através dos laboratórios de pesquisas, que o homem foi redescobrindo e através de experiências, “criar” um roedor dócil. A idéia inicial, era usar o topolino como cobaia, mas com a quantidade de fãs que este pequeno roedor ganhou atualmente organizações lutam para que o topolino não seja sacrificado em nome da ciência.
Além de ter um aspecto digamos assim, “fofo”, o topolino possui grandes habilidades de escalar, saltar e uma resistência notável a fadiga. Orienta-se através de seus bigodes, possui um grande senso de equilíbrio e postura graciosa.
Tem uma visão razoável, mas possui um excelente olfato e audição. Atinge a sua maturidade sexual entre 42 a 45 dias e uma gestação de 21 dias, podendo dar de 3 a 8 filhotes, podendo ter de 5 a 6 ninhadas por ano.

  _ Topo _ 
____________________________________________________
São onívoros, mas preferem comer grãos e cereais como: aveia, semente de girassol, flocos de milho, etc. Em cativeiro, pode-se complementar sua alimentação com ração própria para roedores.
  _ Topo _ 
____________________________________________________
Como os hamsters e ratos em geral, se auto limpam (o que dispensa o banho), mas o criador pode “ajudar” a manter a higiene do animal limpando a gaiola duas vezes por semana.
  _ Topo _ 
____________________________________________________
No caso do topolino, é importante que a gaiola tenha as grades estreitas, senão ele poderá escapar facilmente, e fundo de plástico. Pode-se também optar pelo aquário de vidro, desde que tenha uma tampa que passe ar para o animal respirar.
Na gaiola, não se esqueça do comedouro, do bebedouro e da rodinha, pois como o hamster, a rodinha é um item fundamental para eles, pois o roedor tem a necessidade de se exercitar. Para forrar a gaiola, pode-se usar areia de gato ou serragem especifica para roedores, vendida em qualquer pet shop.
  _ Topo _ 
____________________________________________________
O bom do topolino é que não há a necessidade de se domestica-lo para poder manusear o animal (como o hamster, por exemplo), pois é de sua natureza ser dócil. Só um conselho que dou, é ao brincar com ele, tome cuidado para que o mesmo não entre debaixo de nenhum móvel e possa vir se machucar.
  _ Topo _ 
____________________________________________________
O topolino é extremamente noturno, mas com o tempo, pode-se tornar ativo durante o dia. Você também pode oferecer papel branco (higiênico, toalha ou guardanapo) a ele, pois aquece e distrai o animal.
Para saber o sexo do topolino, basta segura-lo pelo rabo e observar a sua genitália. A pessoa pode ver o escroto claramente no macho quando adulto, e a distância entre o ânus e os órgão genitais são aproximadamente 3 vezes o da fêmea.
O topolino geralmente tem o pêlo branco, mas pode apresentar a pelagem colorida. As principais cores são preto com branco e marrom claro com branco. Os olhos são vermelhos, mas alguns tipos de topolino podem apresentar o olho preto.
O único contra, a meu ver, deste animal é seu tempo de vida. Ele vive cerca de um ano, podendo chegar ao máximo um ano e meio. 
Todos os textos de Topolinos são de: Natalinha Vieira

O Topolino nada mais é do que um pequeno camundongo. Conhecido nos Estados Unidos, Escócia e Inglaterra como Mini mouse, este pequeno roedor está virando moda e um dos pets mais procurados.

Erradamente algumas pessoas o chamam de Hamster Topolino ou Camundongo Dalmata mas, na verdade ele é um camundongo da espécie Mus Musculus.
Os camundongos não só cativam nossa imaginação mas eles também fazem parte muito importante da nossa história. Um de nossos ratos favoritos é Mickey Mouse que nos encantou desde 1920. O camundongo é uma criatura muito adaptável que pode prosperar em quase qualquer ambiente e resistiu a muitas tentativas de erradicar durante séculos. Se criá-los com pet e com carinho, eles podem se tornar totalmente domésticos e muito brincalhões. 



De porte pequeno e delicado, pesa de 10 a 21 g e mede de 8 a 13 cm, contando com a cauda. Possui orelhas grandes, olhos pequenos e nariz pontudo. O Topolino é encontrado sempre em duas cores, o mais comum é o branco e preto mas, também estão sendo vendidos camundongos, um pouco maiores que eles, na cor marrom claro, marron escuro e cinza claro. 


Os camundongos adoram aninhar em tocas ou dentro de estruturas. Na natureza estabelece um território próximo à fonte de alimentos, geralmente de 3 a 10 metros de sua toca. É curioso mas cauteloso. É um excelente escalador. 


ALIMENTAÇÃO: 
É onívoro, mas prefere cereal em grãos. Em cativeiro pode ser alimentado com alimentos próprios para roedores. Ração AlconA ALCON acaba de lançar uma ração para hamsters e outros pequenos roedores. São duas embalagens: Sementes e Sticks vitaminados e, Sticks crocantes e Vitaminados. Alimentam-se 15 a 20 vezes por dia, e podem se espremer em aberturas e fendas muito pequenas, de até 1 cm de largura. 
O Topolino ou camundongo é um criador prolífico desde 2 meses. Forma pequenos grupos familiares ou casais e a vida média do indivíduo é de aproximadamente 12 meses. A maturidade sexual é de 42 a 45 dias, com período de gestação, em média, de 19 a 21 dias.
Em cada ninhada nascem de 3 a 8 filhotes (5 a 6 ninhadas/ano) e os recém-nascidos não passam do tamanho de um feijão grande.
HABITAÇÃO:
Uma coisa importante que deve ser se lembrada de quando comprando um Topolino é onde alojá-lo. As lojas tendem a oferecer alguns tipos diferentes de casas para manter seu pet. A escolha vai depender de quanto você está disposto a gastar com ele.

GaiolaO primeiro é uma gaiola de arame com um fundo de bandeja de plástico. Estes são normalmente bastante pequenos mas é adequado para um Topolino ou dois. Eles normalmente não incluem nenhuma cobertura para ele mas pode incluir uma roda e uma garrafa de água. Eles são geralmente fáceis limpar, mas, pode ser aberta por outros animais como o gato.

terrárioO outro tipo de casa que você pode usar para seu pet é um aquário de vidro. Esta é sem dúvida a melhor opção. Você não terá problemas para pegá-lo e o vidro é muito fácil de limpar e secar, e também previne o topolino escalar para fora, e igualmente é mais difícil para outros animais entrarem. O vidro também permite uma visão excelente de seu pet a toda hora. Também, podem ser compradas com excelentes tampas de madeira e tampas de malha para ajustar em cima e fazer a casa totalmente segura. Esta casa também lhe permite organizar os acessórios da maneira que você gosta.
Existem outras opções mais caras, as casas de acrílico e que são vendidas para hamster. Pode ser encontrada em grandes pet shops.
ACESSÓRIOS:
Acessórios são artigos que são postos dentro da casa do camundongos para mantê-lo ocupado e feliz. Os acessórios também pode ser usado como dormitórios e, para benefícios da saúde, como artigos de madeira para roer e desgastar os seus dentes. RoedoresRoda gostam de escalar, assim você pode colocar escadas e outros artigos que possibilitam que ele escale. Evite acessórios de madeira que acumulam urina e são difíceis de limpar. O melhor material é o plástico (próprios para este tipo de pet).
Os camundongos também gostam das rodas de plástico, e isto é bom para eles se manterem em forma. Outro brinquedo que está em alta para este tipo de pet, é o carro, onde ele tem a liberdade de andar por toda a casa sem o perigo de fugir.
Acessórios também incluem os bicos para água, que são mais higiênicos que os potes de água e também vasilhas para os alimentos. 


REPRODUÇÃO: 
A primeira coisa para saber quando você quer criar seus topolinos é a diferença entre machos e fêmeas. A pessoa pode ver o escroto claramente no macho quando adulto, e a distância entre o ânus e os órgão genitais são aproximadamente 3 vezes o da fêmea. 
Sexo da FêmeaFêmea
Saber qual camundongo é fêmea e qual é o macho, é algo você tem que aprender.
A diferença sexual depende da idade. Mas se você está familiarizado com o sexo dos camundongos você não terá muita dificuldade. 


Sexo do machoMacho 

Você deve observar a distância entre os órgão genitais e o ânus que são mais longo nos machos e o tamanho dos órgão genitais que são maiores também nos machos. Por volta de três semanas podem ser mais fácil observar o sexo entre eles. Com 4 semanas são vistos normalmente os testículos, um sinal seguro que é um macho! 


O Topolino é sexualmente maduro com 42 dias de idade, e pode ser acasalado qualquer hora depois desta idade. Algumas pessoas preferem esperar um pouco mais antes de acasalar. O ciclo da fêmea dura aproximadamente cinco dias. 

Tenha certeza os dois camundongos estão em condição excelente de saúde antes de você os acasalar. Use como regra colocar para procriar apenas os melhores camundongos.

Para acasalar, tudo aquilo precisa de colocar a fêmea e o macho juntos. Os camundongos gostam de viver em colônias, por isso, você pode deixar casais juntos e procriarem na mesma gaiola.

O tempo de gestação é de 19 a 21 dias e, os filhotes nascem um pouco maior que um grão de feijão. Você deve providenciar comida e água a vontade para as fêmeas e material para o ninho.

Normalmente os filhotes nascem à noite. É importante que você não perturba a mãe e filhotes nesta fase. Você também não deve limpar a gaiola pelo menos por uma semana. Os filhote não devem ser tocados pois a mãe pode abandonar o ninho ou devorar os filhotes. 

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

Topolino come a mesma coisa que hamster? Posso dar pão para meu camundongo? Como sei quais são as frutas que não posso dar? 
Essas perguntas acima são muito feitas por... mim. Tive que pesquisar bastante para conseguir as respostas.


O topolino pode sim comer a mesma comida que o hamster. Pelo menos eu dou ração de hamster para os meus e nunca tive problema. As rações industrializadas não são muito recomendadas, por conter muito corante. Prefira comprar as rações que contém frutas, legumes e verduras desidratadas, sementes (milho, semente de girassol, lentilha...) e outras coisas, como flocos de milho (sem açúcar, óbvio). Você mesmo poderá fazer seu mix em casa.

Ração Hamsters Sticks, da Alcon. Dou para os meus topolinos e recomendo. / Foto: Cobasi
Ração Hamsters Sticks, da Alcon. Dou para os meus topolinos e recomendo. Contém corantes artificiais. / Foto: Cobasi



Abaixo, uma lista retirada do site www.petsbr.com das coisas que o seu topolino* pode e não pode comer


O que você pode dar para o seu topolino:


-Frutas: Maçã, morango, pera, uva, banana, pêssego e outras frutas não-cítricas, preferencialmente secas. 


-Verduras: Repolho, couve, couve-flor, brócolis, chicória.


-Legumes: Cenoura, nabo, abóbora.


-Outros: Semente de girassol, alpiste, farelo de aveia ("Quaker", pegue e amasse com a mão, grosseiramente), ervilha, milho (prefira os de galinha, pois os de pipoca são muito duros), noz, castanha e uva passa. 


O que você não pode dar para o seu topolino:


-Frutas: Cítricas, como laranja, abacaxi, limão, acerola e essas azedas, abacate, ameixa, figo, tomate.


-Verdura: Alface, cebolinha, acelga.


-Outros: Carne, alho, ração de coelho (contém hormônio), ovo cozido (alguns dão, mas também contém hormônio, eu não daria), flores, cebola, alho, salgadinho, fritur


Fascinantes ratinhos que chegam a medir no máximo 12 cm e pesam em torno de 20 gramas vem ganhando terreno e conquistando as pessoas em pet shops. Os topolinos que nada mais são do que pequenos camundongos foram inspiração para a criação do Mickey Mouse. Eles se orientam pelos seus compridos bigodes, são ágeis e ótimos para ser criados como pet. O ideal é criá-los sempre em dupla.
  O topolino chama a atenção pelas orelhas grandes, olhos pequenos, focinho pontudo e cauda longa. Dificilmente será visto em cor uniforme, normalmente possuem duas cores, sendo o mais comum preto com branco. Eles podem viver facilmente em gaiolas abertas, mas o vão entre uma grade e a outra deve ser bem pequeno já que eles passam por qualquer fresta, e prefira as gaiolas que tenham uma bandeja de plástico acoplada para facilitar a limpeza. Ou então pode ser utilizado um aquário de vidro que é mais seguro e também fácil de limpar.
  Dentro da gaiola sempre é ideal que coloque objetos que os distraia, o melhor material para se ter pela facilidade de limpeza é o plástico, pode ser colocado escadinhas, rodas de plástico, túneis, carros enfim existem várias opções de distrações em pet shops. É necessário que tenha objetos de madeira para que eles possam gastar o dente já que crescem numa velocidade incrível. E é interessante colocar dentro da gaiola uma casinha ou algo onde possam se abrigar se sentirem necessidade.
  A alimentação deles é bem fácil existem rações especiais para pequenos roedores em pet shops, além do que podem ser oferecidos pequenos pedaços de frutas como maça, banana, mamão além de verduras e legumes evite dar alface, pois pode fazer com que solte o intestino deles. Pode deixar a alimentação a vontade eles comem e quando se sentem satisfeitos param. Com 45 dias aproximadamente atingem a maturidade sexual, a gestação das fêmeas é de 20 dias dando até 8 filhotes.A expectativa de vida dos topolinos é de aproximadamente 1 ano e 6 meses.


Leia mais: Topolino 

xistem evidências que o camundongo tenha se  desenvolvido a partir do do rato, sob condições onde era importante  ser capaz de escapar por pequenos buracos. É encontrado hoje no mundo todo.  Constrói seu abrigo  com papel, algodão, pano ou qualquer outro material disponível.
Topolino  é  um pequeno camundongo da espécie Mus musculus. Conhecido também Mini mouse, é um dos  roedores mais procurados em lojas de pequenos animais.
 Existem centenas de  espécies de roedores que variam desde os pequenos topolinos com no máximo 13 cm incluindo a cauda até as capivaras que chegam a pesar 100 kg.  O Topolino  e o Mecol (Twister)pertencem a  família dos Murídeos (a mesma dos ratos)São animais muito inteligentes, usados em laboratórios de diversos tipos. São ágeis, orientam-se com os bigodes, usam a cauda como ajuda no equilíbrio; trepam e saltam com grande facilidade e tem muita resistência a fadiga.São muito astutos e fogem com grande facilidade do cativeiro, em qualquer oportunidade, são excelentes escaladores.Possuem audição e olfato excelentes e visão razoável. São como a maioria dos roedores, animais de hábitos noturnos.  São encontrados nas cores branco e preto, principalmente, e poucas vezes nas cores marrom claro , marrom escuro e cinza. Este pequeno murídeo é rápido e orienta-se tocando os bigodes nas paredes, ao longo da quais corre.
Pelas suas características de docilidade e graciosidade são muito procurados como animais de estimação.
 
Aquisição
Adquira seus animais em criadores conhecidos ou em lojas. Verifique as condições de higiene , o estado dos pelos, e a atividade do animal.
Habitação
 
Possuir o alojamento adequado é muito importante antes de se adquirir um animal. Uma gaiola  de aproximadamente 60 cm X 40 cm  pode alojar 1 ou 2 animais, tendo no fundo uma bandeja de plástico ( o fundo de arame pode machucar as patinhas ).Os topolinos vivem em colônias com vários machos e fêmeas juntos, mas deve-se evitar a superpopulação, pois muitos animais em uma gaiola pequena pode provocar brigas e canibalismo !!! . Preferentemente mantenha um mínimo de 2 animais na gaiola e apenas se houver muito espaço coloque mais animais e observe se ocorrem brigas por disputa de território ou de comida.
Cuidado com os gatos que podem conseguir abrir a gaiola!!
Um aquário  de vidro também é um excelente alojamento , fácil de limpar, e de melhor efeito decorativo, pois podemos visualizar os animais através do vidro.
Qualquer que seja o ambiente é fundamental um bebedouro apropriado (com bico ,que são mais higiênicos e mais práticos do que o pote de água) e um comedouro (muitas gaiolas possuem um formato na grade que possibilita a colocação da ração). O fundo deve ser forrado com maravalha (pequenas lascas de madeira), que absorve os excrementos  e evitam o mal cheiro.
 A maravalha é muito barata, e deve ser trocada uma ou duas vezes por semana.
Alimentação 
  
O Topolino é  onívoro, mas prefere cereal em grãos. Em cativeiro pode ser alimentado  preferentemente com rações peletizadas próprias  para roedores  facilmente encontradas em lojas de pequenos animais. Aceitam também misturas, como girassol, ervilha, amendoim, canjica. Alimentam-se 15 a 20 vezes por dia.
Acessórios
  
Existem no mercado  inúmeros acessórios : escadas, rodas, túneis, casinhas, dormitórios, brinquedos diversos; mantém os animais ocupados, em forma, e dão mais graciosidade ao ambiente.  O melhor material é o plástico (próprios para este tipo de pet).
ReproduçãoOs topolinos, como todos os roedores em geral, são muito prolíferos. Começam a se reproduzir a partir de 2 meses de idade, com 5 ou 6 gestações por ano, sendo cada ninhada com no máximo 8 filhotes, o período de gestação leva cerca de 3 semanas.
É  importante conhecer a diferença entre macho e fêmea:
Os machos normalmente tem o órgão sexual mais distanciado do ânus. Na fêmea a distância entre a genitália e o ânus é 3 vezes menor, em comparação com o macho . A visualização dos pequenos testículos ( a partir de 1 mês de idade) é a prova mais segura de masculinidade.
Para a procriação basta juntar um macho e uma fêmea com boas condições de saúde, material para o ninho, alojamento calmo, com espaço , água e ração.
Durante o  período da amamentação a fêmea e os filhotes devem ser colocados em local calmo e a salvo dos olhares curiosos, separados dos outros animais. Não se deve mexer na gaiola, ou a fêmea poderá abandonar os filhotes, e até mesmo devorá-los. Verifique se há bastante comida e água, mas não limpe o alojamento nesta fase.

http://www.flickr.com/photos/pepsii
Foto

  Ultimamente eu ando pequisando muito sobre roedores. Depois que você tem um percebe o quanto são legais. Na minha opinião são animais de estimação perfeitos só perdendo para os cães. Hoje falarei de outro roedor que anda ganhado espaço e popularidade nos lares brasileiros: o topolino. Saiba mais sobre ele:

  O topolino é um pequeno camundongo doméstico. É muito popular nos EUA e Europa (onde é chamado de "mini mouse" que significa "minirrato"), mas como já disse, tem ganhado espaço no Brasil.

Foto
Comportamento: Topolinos são animais sociáveis que podem conviver em colônias. Em relação à humanos também são dóceis, mas como qualquer roedor curioso, gosta de "dar uma fugidinha". Por isso não é aconselhável deixá-los na mão de crianças, pois eles são ágeis o bastante para conseguir fugir. Por ser amigável, o topolino só morde em casos extremos, como quando está sendo apertado. Fora isso, mordidas vindas dele são quase impossíveis.

Características: O topolino possui uma visão razoável, audição e olfato apuradíssimos e um ótimo equilíbrio. Mede de 8 a 13 centímetros de comprimento (contando a cauda), possuindo peso de 21 gramas, em média. Infelizmente vive apenas 1 ano, podendo chegar, com sorte, a 1,5 ano. Tem, originalmente, hábitos noturnos que podem se tornar diurnos em cativeiro. Como já foi dito, são ágeis, adoram correr, saltar e cavar. Ócio é algo que eles só praticam enquanto dormem. Topolinos tem orelhas grandes, olhos pequenos, narizes pontudos e rabos compridos. Sua pelagem mais comum é o branco e preto, mas existem outras opções de cores.

Alimentação: Apesar de serem onívoros, topolinos tem preferência por se alimentar de sementes e grãos. Não dê sementes de girassol a eles, pois pode causar problemas no fígado. Fora isso, pode alimentá-los com ração de roedores normalmente. Eles se alimentam de 15 a 20 vezes por dia. Por isso deixe sempre o pote de comida dele cheio. O mesmo com a água.

Higiene: Topolinos têm o hábito de selimpar sozinhos (assim como hamsters e ratos). Os donos podem contribuir ainda mais com a sua higiene limpando a gaiola onde o bicho vive duas vezes por semana. A comida e a água devem ser trocadas a cada 3 dias.

Habitação: Se fores optar por deixar seu topolino em uma gaiola, cuide para que os espaços entre as grades sejam mínimos, pois topolinos "se enfiam" em qualquer canto. O idel para este roedorzinho seria um aquário, com um espaço aberto na parte de cima para o ar entrar no ambiente. Quanto ao tamanho da gaiola, tente conseguir uma com o maior tamanho que seu dinheiro puder pagar. Topolinos precisam de bastante espaço pra gastar sua energia. Também necessitam de comedouro, bebedouro, casinha para dormir (de plático, de preferência) e uma rodinha para se exercitarem. Quanto à forração, opte por serragem ou areia especial para gatos. De preferência, crie dois topolinos no mesmo ambiente, para um fazer companhia ao outro =)

http://www.flickr.com/photos/goldfish_bowl
Foto
Reprodução: Depois de completar 42 dias de vida, os topolinos já são sexualmente ativos. Para reproduzi-los, basta deixá-los juntos na gaiola, eles saberão o que fazer, se é que me entendes. A gravidez da fêmea dura de 19 a 21 dias. Durante este período o macho pode ficar na gaiola com ela. Cuide para nunca faltar água ou comida para a futura mamãe. Nascem de 3 a 8 filhotes todos com o tamanho de um grão de feijão. Durante a primeira semana de vida dos bebês não limpe a gaiola e nem toque neles, correndo o risco da mãe não os reconhecer mais e os comer O.O.

  Gostaram dos topolinos? Eu confesso que achei um roedor muito interessante. Só achei chato o seu curto tempo de vida. Ao menos é um estímulo para reproduzi-los!

  Neste vídeo é possível observá-los como são quando bebezinhos *-*

pode dar frutas (menos ácidas e gordurosas), legumes e verduras. Já criei topolinos em casa, tive uns 80 ou mais. Eles gostavam bastante de pedacinhos de maçã e talo de couve. Mas não se esqueça que eles precisam comer suas rações, aqueles mix de girassol, milho seco, aveia... você pode dar também ração para cães, eles adoram roer as rações. Qdo eu dava aos meus, eles íam até o potinho, pegavam uma ração e saiam correndo para comerem a sós. Eles necessitam comer coisas sólidas, bem duras para "aparar" os dentes, pois eles nunca param de crescer. Então não se esqueça, pode variar a alimentação mas não pode faltar a ração própria dele e sempre 

Desde a antigüidade o camundongo vive com o homem. parece ter sido introduzido na Europa Ocidental há cerca de 800 anos. Alguns cientistas acreditam que o camundongo se desenvolveu do rato sob condições onde era menos importante ser grande e feroz que ser capaz de escapar por pequenos buracos. Hoje é encontrado em toda parte. Viaja com o homem, muda-se com ele e com ele alcançou paragens longínquas, no interior do Círculo Polar e no alta das montanhas. Vive tão à vontade nos campos e jardins como no interior de nossas casas. Constrói seu ninho em pequenas aberturas que faz em paredes e portais, ou esconde-se no interior de aparelhos elétricos, poltronas e estantes de livros. Seu abrigo é forrado com papel, algodão, pano ou qualquer outro material macio a que tenha acesso. 
Há aproximadamente 1700 espécie que varia de rato-dos-celeiros (europeu que chega, no máximo há 12 cm) até as capivaras que chegam até 100 kg. O Topolino são parte da mesma família (Murídeos) que o rato e o Mecol.
Este pequeno murídeo é rápido e orienta-se tocando os bigodes nas paredes, ao longo da quais corre. Trepa em árvores, salta e possui uma resistência notável à fadiga. Os indivíduos mantidos em cativeiro dão constantes provas de sua agilidade e senso de equilíbrio. A cauda, semipeênsil, é utilizada também para ajudar o camundongo a equilibrar-se quando corre. Sua postura é graciosa, quer quando se enrola para dormir, quer quando está em atividade. 
Com o passar do tempo, as pessoas perceberam que ratos podiam ser mais inteligentes e perspicaz que vários outros animais. Foi essa relação que levou as pessoas utilizarem ratos e camundongos em laboratórios. Eles fizeram parte muito importante no desenvolvimento de todo tipo de medicamentos que estão hoje no mercado. 
Foi nos laboratórios de pesquisa que o homem redescobriu a capacidade de aprendizado das "cobaias" e, esses pequenos roedores foram conquistando cada vez mais fãs e, atualmente, são protegidos por associações que lutam para impedir os sacrifícios. 
Com tamanho bem diversificado, os roedores foram se tornando animais de estimação e, pelo estigma que possuíam (como pestes) criaram-se outros nomes e mutações de cores para que ficassem mais simpáticos e mais próximos aos pets. Foi então que surgiu o Topolino (camundongo - Mus musculus) e o Mecol ou Twister(Ratazana - Rattus norvegicus).
Topolino e Mecol comparados com uma régua
TOPOLINO:Topolino em cima de um limão NOME POPULAR: Topolino, camundongo 
NOME CIENTÍFICO: Mus Musculus NOME EM ITALIANO: Topolini FILO: Chordata CLASSE: MammaliaFAMÍLIA: Muridae TAMENHO: 8 - 13 cm (inclusive rabo)
PESO: 20-21 gramas
TEMPO DE VIDA: em torno de um ano
ESTAÇÃO DEMCRIAÇÃO: Contínuo
PERÍODO de GESTAÇÃO: 19-21 dias
NÚMERO DE FILHOTES: 3 a 8 filhotes (5 a 6 ninhadas/ano)
MATURIDADE SEXUAL: de 42 a 45 dias 
PERÍODO DE GESTAÇÃO: de 19 a 21 dias
DIETAHerbívoro / Onivoro
CARACTERÍSTICAS: Visão razoável, cheiro Excelente, audição Excelente (sons lançados especialmente altos que estão além do alcance de audição de humano).
ATIVIDADE: Noturno
O Topolino nada mais é do que um pequeno camundongo. Conhecido nos Estados Unidos, Escócia e Inglaterra como Mini mouse, este pequeno roedor está virando moda e um dos pets mais procurados. 
Erradamente algumas pessoas o chamam de Hamster Topolino ou Camundongo Dalmata mas, na verdade ele é um camundongo da espécie Mus Musculus. 
Os camundongos não só cativam nossa imaginação mas eles também fazem parte muito importante da nossa história. Um de nossos ratos favoritos é Mickey Mouse que nos encantou desde 1920. O camundongo é uma criatura muito adaptável que pode prosperar em quase qualquer ambiente e resistiu a muitas tentativas de erradicar durante séculos. Se criá-los com pet e com carinho, eles podem se tornar totalmente domésticos e muito brincalhões. 

De porte pequeno e delicado, pesa de 10 a 21 g e mede de 8 a 13 cm, contando com a cauda. Possui orelhas grandes, olhos pequenos e nariz pontudo. O Topolino é encontrado sempre em duas cores, o mais comum é o branco e preto mas, também estão sendo vendidos camundongos, um pouco maiores que eles, na cor marrom claro, marron escuro e cinza claro. 

Os camundongos adoram aninhar em tocas ou dentro de estruturas. Na natureza estabelece um território próximo à fonte de alimentos, geralmente de 3 a 10 metros de sua toca. É curioso mas cauteloso. É um excelente escalador. 

ALIMENTAÇÃO: 
É onívoro, mas prefere cereal em grãos. Em cativeiro pode ser alimentado com alimentos próprios para roedores. Ração AlconA ALCON acaba de lançar uma ração para hamsters e outros pequenos roedores. São duas embalagens: Sementes e Sticks vitaminados e, Sticks crocantes e Vitaminados. Alimentam-se 15 a 20 vezes por dia, e podem se espremer em aberturas e fendas muito pequenas, de até 1 cm de largura. 
O Topolino ou camundongo é um criador prolífico desde 2 meses. Forma pequenos grupos familiares ou casais e a vida média do indivíduo é de aproximadamente 12 meses. A maturidade sexual é de 42 a 45 dias, com período de gestação, em média, de 19 a 21 dias.
Em cada ninhada nascem de 3 a 8 filhotes (5 a 6 ninhadas/ano) e os recém-nascidos não passam do tamanho de um feijão grande.

Animais   sobre os topolinos












ATE MAIS PESSOAL OBRICADO

5 comentários:

  1. As três primeiras fotos estão equivocadas. Os animais são respectivamente chinchila, chinchila e gerbil.

    ResponderExcluir
  2. Não se deve dar milho e semente de girassol aos topolinos pois faz mal para eles. Semente de girassol é muito gorduroso e pode causar, entre outras coisas, a queda de pelo e vermelhidão na pele, enquanto o milho pode ser cancerígeno para roedores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desenterrou o post! Rs
      Estou criando duas fêmeas agr, o que funciona pros meus ratinhos é fazer com que se alimentem com frutas pelo menos uma vez por dia, e tomem um banho de sol, costumo deixar eles soltas no meu quarto para elas andarem bastante... Sempre criei roedores, e a expectativa de vida deles sempre foi maior do q o q diz nos sites, tive um sírio q chegou aos 3 anos de idade! Abraço

      Excluir
    2. Desenterrou o post! Rs
      Estou criando duas fêmeas agr, o que funciona pros meus ratinhos é fazer com que se alimentem com frutas pelo menos uma vez por dia, e tomem um banho de sol, costumo deixar eles soltas no meu quarto para elas andarem bastante... Sempre criei roedores, e a expectativa de vida deles sempre foi maior do q o q diz nos sites, tive um sírio q chegou aos 3 anos de idade! Abraço

      Excluir
  3. Wynn Casino and Hotel - JM Hub
    Information about Wynn Las 공주 출장안마 Vegas 제주 출장마사지 Casino and Hotel in Las Vegas, 안동 출장샵 NV, including 양주 출장샵 reviews, photos, 제주도 출장마사지 Wynn Las Vegas is located on The Strip,

    ResponderExcluir